O chá verde é uma bebida tradicional no Japão e a mais escolhida em todo o mundo. É também a bebida mais saudável a seguir à água e a mais rica nutricionalmente. O chá verde não contém calorias e é rico em vitaminas e minerais. Como é proveniente da planta do chá (Camellia sinensis), que também origina o chá preto, vermelho e branco, dependendo da altura da colheita e dos processamentos de que sofre, tem, por isso, o chá verde alguma concentração de cafeína, no entanto não afeta o sono, pois também tem propriedades calmantes. A sua propriedade mais conhecida é a antioxidante, pois este chá contém mais antioxidantes do que qualquer outra bebida natural. É por isso usado na medicina tradicional chinesa e indiana. Por cá, começamos agora a dar valor a todas as suas propriedades:
- Promove a cicatrização;
- Ajuda na digestão;
- Regula a temperatura corporal;
- Ajuda na saúde mental (memória, funções cognitivas e alzheimer);
- Contribui para um bom funcionamento do coração (prevenção de doenças cardiovasculares e AVC);
- Ajuda na regulação do colesterol;
- Ajuda na perda de peso e desintoxicação (metabolismo);
- Diminui retenção de líquidos;
- Reduz o risco da diabetes tipo 2;
- Auxilia no controlo de doenças inflamatórias da pele
- Reduz o risco de cancro;
- Contribui para a hidratação.
Existem 3 tipos de chá verde, o Sencha, o Matcha e o Hojicha.
Sencha - Infusão através das folhas do chá verde. O mais usado por cá. É importante não ferver muito as folhas para não perderem as propriedades.
Matcha - São as folhas de chá verde reduzidas a pó, mantendo as melhores propriedades do chá verde por muito tempo, permitindo fazer com ele chá ou adicionar à culinária.
Hojicha - É obtido a partir da torra do chá verde, conferindo-lhe um sabor totalmente diferente e retirando a cafeína naturalmente presente, tornando-se menos amargo e mais apreciado.